Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Todos os artigos

Artigos

Tomadas padrão brasileiro

 

A norma Técnica NBR 14136/2001 cria o novo padrão brasileiro para tomadas de corrente de uso domestico e semelhantes até 20A.

As novas tomadas padrão brasileiro vieram de forma a atender um anseio de toda a comunidade da engenharia criando uma identidade para as nossas instalações elétricas, com esse passo deixamos de necessitar de padrões "importados" ou mesmo de viver a bagunça que era a infinidade de padrões que tínhamos.

Até então projetar uma instalação elétrica era um exercício de "mediunidade", pois tínhamos de adivinhar os plugues dos aparelhos que os usuários iriam utilizar. Ou ainda optar por tomadas "universais" o que nem sempre resolvia, nesse caso o cliente acabaria apelando para adaptadores, sempre perigosos.

Por estarmos falando de tomadas devemos nos lembrar da NBR 5410/2004 a qual recomenda que, afim de evitar o uso de "T" e outros dispositivos com o intuito de multiplicar o numero de tomadas instaladas, devemos no mesmo ponto instalar quantas tomadas julgarmos necessário. Ou seja em uma única caixa de parede podemos prever mais de uma tomada de modo a possibilitarmos a ligação de todos os aparelhos sem o uso de réguas de tomadas.

Algumas mudanças foram importantes:
A presença definitiva do condutor de aterramento, obrigatório pela NBR 5410/2004, em todas as tomadas;
A diferença de diâmetro entre os pinos para correntes distintas ( orifício com diâmetro de 4mm para 10A e com 4,8mm para 20A ), permitindo a conexão apenas de plugs de correntes inferiores ou iguais as das tomadas;
O sulco para encaixe do plug, impedindo que o usuário tenha contato com os terminais enquanto os mesmos estiverem com tensão.

Os fabricantes de tomadas e importadores terão até 31 de dezembro de 2006 para disponibilizar os novos padrões, antecipando-se a essa obrigação vários fabricantes já as oferecem em diversas linhas.
Os fabricantes de aparelhos eletro-eletrônicos tem um prazo mais extenso, até 01 de agosto de 2007 para atender a essa norma.

É preciso que os diversos profissionais das áreas da engenharia elétrica preocupem-se desde já com a aplicação dessa norma imprescindível as boas instalações.

Referências normativas: NBR 14136, NBR 5410, NBR 5419 e Portaria N. 19 – INMETRO.

Fabrício Mendonça
Eletrotécnico
CREA-RJ 154531

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.