Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Todos os artigos

Artigos

Instalações elétricas

 

Há muito tempo, tenho o constrangimento de ver diversos colegas (entenda-se engenheiros, arquitetos, técnicos e tecnólogos) deixarem seus eletricistas e demais funcionários conduzirem suas obras e instalações sem o menor escrúpulo, são instalações novas, mais ao mesmo tempo, toscas sem o mínimo de respeito às Normas Técnicas vigentes. Cheguei ao cúmulo de ver uma instalação projetada em 2005 sem dispositivo dr e sem aterramento nas tomadas, ou seja, quase uma instalação da década de 70.

Sem contar, falhas gritantes de instalações já executadas como: condutores fase e neutro da mesma cor, condutor de aterramento vermelho, ligação do condutor de terra de vários equipamentos ao do neutro na tomada, disjuntor dimensionado com corrente superior a admissível no condutor que protege, instalações sem disjuntor, condutor sub-dimensionado e outras inúmeras.

Essa é a dura realidade das obras do nosso país, um total descaso com a normatização, desprezando-se o bom senso e orgulho de ter projetado ou dirigido tal obra.
Muitos visam apenas os lucros financeiros, deixando de lado o respeito para com o próximo, desprezando as vidas que várias vezes são colocadas em risco por omissão.

Não podemos esperar que eletricistas possam preocupar-se com Normas Técnicas e tenham discernimento para tomar decisões importantes sobre uma instalação ao ponto de deixarmos que conduzam sozinhos uma instalação, por menor que seja. Um deslize dessa pessoa poderá colocar a vida de outras em risco e o responsável será aquele que tem registro no conselho regional, ou seja, o técnico ou engenheiro.

Somos formados para respeitarmos os princípios éticos e técnicos em todos os passos de nossa vida profissional. Somos os guardiões das vidas de inúmeras pessoas que confiam nos nossos conhecimentos para elaborar seus projetos e os executarmos da melhor forma possível.

Os técnicos assim como os demais profissionais da área tecnológica são membros que participam ativamente na formação e aperfeiçoamento da sociedade de conhecimentos específicos, norteiam gerações e formam opinião, fazer parte deste seleto grupo é alto título de honra e deve ser motivo de grande orgulho.
Consolidando nossas opiniões sobre as técnicas empregadas contribuímos para que as Normas Técnicas sejam cada vez melhores e mais eficientes.

Um profissional de engenharia deve estar atento às muitas mudanças ao seu redor, atentando-se para os avanços tecnológicos, às tendências de marcado e principalmente as atualizações das Normas Técnicas, almejando sempre o primor nos seus projetos.

Fabrício Mendonça
Eletrotécnico
CREA-RJ 154531

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.