Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Todos os artigos

Newsletter

Psicólogos podem ajudar a tornar espaços confortáveis e adequados

 

Os primeiros livros sobre psicologia ambiental foram publicados, nos Estados Unidos, na década de 70, apenas 10 anos antes do que na França, sendo ainda uma disciplina bastante jovem. Mas, para deixar claro sobre o que estamos falando, o que é Psicologia Ambiental? A Psicologia Ambiental estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações e não somente as relações entre a pessoa e o meio ambiente físico e social.

Os psicólogos ambientais são excelentes aliados dos arquitetos na hora definir disposição dos móveis, a entrada de luz, a funcionalidade de portas ou interruptores de eletricidade e a escolha das cores das paredes que podem ser decisivas para o bem-estar dos habitantes de um imóvel, podem dar uma valiosa ajuda na definição de espaços confortáveis e adequados à atividade a que se destinam, de hospitais, escritórios ou escolas a habitações.

Os psicólogos ambientais deverão ter papel fundamental na arquitetura contemporânea e moderna, afinal nós passamos cada dia mais tempo dentro das construções, praticamente não temos mais atividades ao ar livre, hoje vivemos em apartamentos, trabalhamos em centros comerciais, nos locomovemos de metrô e fazemos atividades físicas dentro de academias.

No Brasil esta parceria ainda é muito rara, mais seguindo as tendências europeias, vejo que por aqui em breve será muito difundida, os arquitetos, engenheiros e psicólogos devem desde já pensar em tecer essa nova maneira de “fazer projeto”, visando sempre desenvolver o melhor ambiente para seus clientes e usuários.

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.