Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Todos os artigos

Newsletter

Dicas para conservar a bateria do Notebook

 

A maioria dos laptops atuais possuem baterias de íon-lítio, cuja arquitetura corrigiu um problema comum do passado, que era o chamado "efeito memória", por isso não há necessidade de completar um ciclo de descarga e outro de recarga completamente para inaugurar o uso do seu computador. É sempre interessante recarregar a bateria quando ela já foi usada e encontra-se em níveis mais baixos, próximos a 15% de sua capacidade.

Uma bateria que permanece constantemente ligada à rede elétrica, que nunca é descarregada, tende a ter sua vida útil bastante reduzida, prejudicando, inclusive, a sua capacidade de gerenciar energia quando necessário.

Carregar a bateria de maneira compulsiva, a cada perda de 5% de energia, também não ajuda. Na verdade, essa prática oferece o mesmo fator de risco para sua degradação que mantê-la conectada à tomada indefinidamente.

O correto é plugar o carregador na tomada apenas quando o nível da bateria está com aproximadamente 15% de sua capacidade carregada.

Assim que você começar a carregar a bateria do notebook, não interrompa o procedimento até que se complete o ciclo de carregamento e ela fique cheia novamente.

Outra lenda a fulminar: elas são componentes duráveis, porém não são perfeitas, eternas ou indestrutíveis. Em determinado momento, dependendo da intensidade e tempo de uso, pode ser preciso trocar a bateria do notebook.

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.