Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Todos os artigos

Newsletter

Cuidados com a eletricidade no Carnaval

 

Nessa época é comum vermos barracas pelos pontos de concentração dos blocos assim como nos arredores do sambódromo, aquilo que nos aprece normal e corriqueiro é na verdade um barril de pólvora prestes a explodir.

Em inúmeras barracas as instalações elétricas são precárias, feitas com fios paralelos e emendas sem isolamento adequado, põem em risco a vida das pessoas que trabalham e frequentam esses estabelecimentos, a falta aterramento é unanimidade nas instalações.

A grande maioria das barracas é metálica, os fios paralelos com mau isolamento passam encostados nas barracas metálicas, muitas das vezes essas instalações ficam sob chuva, mesmo em funcionamento, deixando os frequentadores expostos ao risco de um choque elétrico. Se o fio desencapado encostar na parte metálica da barra inevitavelmente ela será energizada e a pessoa que nela encostar se estiver molhada ou descalça será eletrocutada podendo em muitos casos ser levada a morte. Outro ponto é a falta de DR (Dispositivo Diferencial Residual) que serve para desligar o circuito elétrico se alguém tomar choque.

Não devemos nos esquecer da iluminação e do som que também consomem energia e podem expor as pessoas aos mesmos riscos de eletrocução.

Vale ressaltar que além do risco de choque elétrico ainda temos riscos de incêndio ocasionados por curto circuito

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.