Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Todos os artigos

Artigos

Você sabe quem é que...

 

...lhe aplica um medicamento injetável? É um técnico, um auxiliar ou um enfermeiro?
...conserta sua geladeira? É um técnico em refrigeração ou um mecânico de refrigeração?
...coordena a revisão do seu carro na concessionária? É o mecânico ou o técnico em mecânica?
...controla a contabilidade da sua empresa? Um técnico em contabilidade ou um contador?
...descobre as formulas milagrosas que embelezam seus cabelos? É um químico ou um técnico em química?
...aplica e indica produtos químicos para as lavouras? É um engenheiro agrônomo ou um técnico em agronomia?
...conserta sua TV?
...conserta seu computador?

Nossos consumidores tem uma visão bem conturbada quando se trata da contratação de um profissional da área de engenharia. E nos contribuímos para essa cultura do “sei lá quem?”.

Precisamos tratar cada profissional com o devido respeito, não lhes atribuindo outra profissão, para podermos cobrar respeito pelos de nível técnico.

É preciso combater o acobertamento profissional, cada vez que alguém assina uma obra ou projeto que efetivamente não tomou parte esta incentivando tudo aquilo que devemos repudiar, assim um eletricista se passa por “credenciado da light” pois para o cliente ele assinou o seu aumento de carga. Tirando o serviço de um técnico ou engenheiro, devemos manter cada profissional no seu patamar de formação, se ele é eletricista deve estar subordinado a um técnico ou engenheiro, não podendo assumir uma instalação por menor que seja sozinho.

Precisamos mostrar ao cliente a diferença de um técnico ou engenheiro para o eletricista, como base para isso temos um excelente instrumento chamado anotação de responsabilidade técnica, que é obrigatório em qual quer  serviço de engenharia. Se toda vez que nos prestarmos um serviço apresentarmos ao cliente esse documento, e lhes explicarmos para que serve, ele se acostumará  a isso. E até cobrará esse documento toda vez que alguém lhe prestar um serviço de engenharia.

Diante disso teremos mudado a cultura desse cliente, e toda vez que ele precisar contratar um serviço de engenharia não vai mas pensar em um eletricista.

Outro fator determinante para ser apreciado como diferencial dos técnicos em relação a outros profissionais é o pleno domínio das normas técnicas pertinentes.

Fabrício Mendonça
Eletrotécnico
CREA-RJ 154531

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.