Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Todos os artigos

Artigos

Retrofit em iluminação

 

Atualmente, preocupam-nos cada vez mais os custos das empresas, temos várias medidas que podem reduzi-los de forma considerável.

Em boa parte das empresas, o gasto com eletricidade é parte "pesada" nos seus custos, dessa parte a iluminação ocupa uma fração importante e influi diretamente em outros, como gastos com ar condicionado.

Em empresas com grande quantidade de lâmpadas acesas durante um período longo em luminárias antigas e muitas verdadeiras "caixas de lâmpadas", que não permitem a saída de luz para o ambiente, seus reatores são eletromagnéticos, com alta emissão de calor, ruído e harmônicas, ao fazer um retrofit em seu sistema de iluminação podem economizar até 10% na conta de energia elétrica e ter o investimento pago em menos de um ano.

Em alguns ambientes, podemos aproveitar, inclusive a luz natural, para isso empregamos sensores de luminosidade que avaliam a quantidade de luz que entra pela janela e dimerizam as lâmpadas por setores de modo a aproveitar toda a luz do dia.

Podemos também, inserir sensores de presença ativos que detectam as pessoas pelo calor de seus corpos, mantendo assim, acesas apenas as lâmpadas onde os funcionários estiverem.

Na maioria dos casos, com o emprego de lâmpadas mais eficientes e equipamentos auxiliares mais modernos, conseguimos reduzir o número de lâmpadas e assim o consumo e emissão de calor, além, de aumentar a quantidade de luz no ambiente.

Vale lembrar ao cliente, que para essas inspeções, ele não pode sob hipótese alguma contratar um eletricista ou outra pessoa leiga. Esses serviços têm que ser feitos por profissionais qualificados: técnico ou engenheiro.

Referências normativas: Lei 8.078/90, Lei 5.194/66, Lei 5.524/68, Dec. 90.922/85, Dec. 4.560/02, Lei 6.496/77, NBR 5410/2004 e NR 10 – Mtb.

Fabrício Mendonça
Eletrotécnico
CREA-RJ 154531

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.