Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Eletricidade

Projetos, Instalações, Consultoria, Auditoria




comercial@fabriciomendonca.com
(21) 2221-4534 | (11) 3280-4534
Instalações Elétricas em Baixa Tensão

Instalações Elétricas - Leitura

A eletricidade é utilizada em quase tudo o que fazemos atualmente e tem tido uma grande importância para o crescimento da humanidade.

O uso racional e consciente da energia elétrica envolve desde o projeto elétrico até uma manutenção preventiva eficiente. Os atuais projetos devem contemplar sistemas de automação predial, controle e medição da qualidade de energia para evitar desperdício e propiciar redução no consumo de energia. Aliado a isso, é necessário o emprego de banco de capacitores para corrigir o baixo fator de potência em uma instalação. Em muitos casos, a análise de viabilidade técnico-econômica indica instalar um gerador em rampa para atuar no horário de ponta (quando a eletricidade é mais cara) visando à redução da conta de energia elétrica.

Para atender a cargas ininterruptas e essenciais (Datacenters, CPD, Hospitais, entre outros) deve-se instalar um sistema de no-break (UPS), que também tem a funcionalidade de filtro de linha e estabilizador, com baterias de forma a garantir o fornecimento de energia elétrica mesmo em uma falta proveniente da concessionária.

Os quadros elétricos devem ser dimensionados e projetados segundo normas técnicas vigentes e a partir de cálculos de acordo com o estabelecimento. Este procedimento é feito de forma a garantir que suportem as correntes de curto circuito, sigam os padrões TTA (Type Tested Assembly - Um painel TTA é um produto que teve seu projeto, construção e eficácia previamente verificados por ensaios de tipo em protótipos idênticos ao que lhe está sendo fornecido) ou PTTA (Partially Type Tested Assembly - Conjunto de manobra e comando de baixa tensão com ensaios de tipo parcialmente testados) e possuam todos os dispositivos de proteção à vida (DR – dispositivo Diferencial Residual, DPS – Dispositivo de Proteção Contra Sobretensões Transitórias) e sistemas de bloqueio e travamentos de segurança, diagramas e identificação.

Os circuitos elétricos devem ser projetados e calculados segundo a norma empregando-se os critérios de cálculo de queda de tensão, curto circuito, agrupamento de circuitos e tipo de isolamento dos condutores. Sabe-se também que em locais com grande afluência de público, locais com alta densidade de ocupação e/ou com condições de fuga difíceis tais como: shopping centers, hospitais, cinemas, teatros, entre outros estabelecimentos comerciais deve-se empregar cabos não halogenados (Low smoke zero halogen ou low smoke free of halogen - LSZH, LSOH, LS0H, LSFH ou OHLS).

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.