Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Aterramento e SPDA

Projetos, Instalações, Consultoria, Auditoria




comercial@fabriciomendonca.com
(21) 2221-4534 | (11) 3280-4534
Para-Raios e Aterramento

Aterramento e SPDA - Leitura

Aterramento é o único sistema que protege as pessoas contra choques elétricos e consiste em criar um caminho de baixa resistência elétrica para que, em caso de falhas, a corrente elétrica não percorra o corpo do ser humano.

Ao contrário do que se pensa popularmente, o aterramento é um sistema complexo e que, se feito de forma ineficiente, pode ocasionar risco à vida das pessoas. Atualmente o conceito de aterramento evoluiu para o conceito de equipotencialização, no qual todas as massas, sistemas e instalações de uma edificação estão interligados.

A maioria das pessoas desconhece a importância do SPDA, mais conhecido como para-raios. SPDA é a sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e esses sistemas são importantes para quaisquer construções, pois propiciam um caminho seguro para que um raio vá direto ao solo, minimizando assim o risco de haver prejuízos materiais e protegendo vidas.

Em 2015 foi publicada a nova versão NBR5419 (Proteção Contra Descargas Atmosféricas), trazendo muitas mudanças e focando muito mais na proteção à vida e ao patrimônio, deixou de ser uma simples norma de instalação de um sistema e passou a ser uma norma extremamente abrangente que impõe ao projetista cálculos e avaliações de risco e dano para se chegar ao melhor sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

A NBR5419/2015 trás também as prescrições para instalação mais eficiente e consistente dos DPS (Dispositivos de Proteção Contra Surtos) e proteção contra as influencias eletromagnéticas decorrentes da incidência direta ou indireta de descargas atmosféricas.

Atualmente um sistema de proteção bem projetado e dimensionado segundo todos os cálculos recomendados pela NBR5419/2015 confere ao cliente um sistema completo de proteção contra descargas atmosféricas bem mais confiável.

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.