Soluções técnicas em engenharia elétrica e telecomunicações

Telecomunicações

Projetos, Instalações, Consultoria, Auditoria




comercial@fabriciomendonca.com
(21) 2221-4534 | (11) 3280-4534
Cabeamento Estruturado e Cabeamento de Rede

Telecomunicações - Leitura

O grande dinamismo das corporações requer, muitas vezes, a reorganização das pessoas, dos seus espaços de trabalho e serviços que executam. A fim de adaptar-se a essas mudanças, existe o sistema de cabeamento estruturado, o qual é a base de uma rede de informações moderna e organizada suportando de forma padronizada e flexível serviços de telecomunicações como: internet, imagem, vídeo, CFTV, voz, telefonia, controle de acesso, impressoras, rede wi-fi, sonorização, multimídia e muitos outros sistemas baseados em protocolo TCP/IP.

Basicamente o cabeamento estruturado para telecomunicações é composto pelos cabos do tipo UTP, U/UTP, F/UTP, F/FTP, S/FTP (podendo ser: Cat. 5e - 100MBps, Cat6 - 1GBps, Cat. 6A - 10GBps e Cat. 7 - 10GBps) com uma ponta ligada à tomada do usuário em sua estação de trabalho e a outra ponta conectada à um patch panel em um rack de rede horizontal no CPD ou Datacenter onde os cabos completam a conexão aos servidores, switches, hubs, roteadores, firewall, entre outros ativos de rede. Todos os pontos (cabos) devem ser certificados com um "scaner" de forma que se possa assegurar o desempenho de cada ponto conforme determinam as normas técnicas aplicáveis.

É possível também atender a usuários e backbone (ligações principais e acesso de operadoras com link's e VLANs) em fibra óptica, onde temos como principais tecnologias as fibras OM1, OM2 ,OM3 e OM4, com aplicações de até 100Gbps nos módulos MPO.

Quando a corporação opta pelo cabeamento estruturado, seja óptico ou metálico, esta se preparando para as tendências de um mercado cada vez mais concorrido onde a confiabilidade e alto desempenho da sua rede de dados (comunicação) fará diferença frente a seus concorrentes. Considerando que A internet não é mais somente um fornecedor de informações. As empresas agora geram seus conteúdos, interagem, conversam, se relacionam, compartilham e principalmente fecham grandes negócios pela rede mundial de computadores. As companhias que investem em tecnologia passam confiança e confiabilidade à seus clientes e chegam mais rápido a cada um deles.

Desde 2006

Recomende:    Twitter   Facebook   Email

© 2015 Fabrício Mendonça Eletrotécnico.